Grupo Atenção

  NOSSOS SERVIÇOS

No Grupo Atenção, oferecemos uma variedade de serviços especializados de acompanhante terapêutico (AT) para atender às necessidades individuais denossos pacientes. Nossa equipe altamente qualificada está comprometida em fornecer suporte personalizado e intervenções eficazes para promover o crescimento e o desenvolvimento em diferentes contextos.

Em todos os nossos serviços de Acompanhante Terapêutico (AT), enfatizamos a importância de promover o desenvolvimento em ambientes naturais. Reconhecemos que a aprendizagem e a interação ocorrem melhor no contexto do dia a dia, como em casa, na comunidade e na escola. Nossos acompanhantes terapêuticos trabalham ativamente nessas configurações, facilitando a generalização de habilidades e promovendo uma transição suave entre diferentes ambientes.

 

Nossos serviços de AT baseados em ABA são projetados para crianças e adultos com autismo ou atraso do desenvolvimento. Nossos acompanhantes terapêuticos aplicam o plano de intervenção elaborado pela Analista do comportamento, utilizando estratégias comportamentais individualizadas para promover a aprendizagem, habilidades sociais, comunicação e independência funcional. Trabalhamos em parceria com a família e outros profissionais envolvidos para garantir uma abordagem consistente e abrangente.

 

O modelo DENVER é especialmente indicado para crianças pequenas com autismo ou atraso do desenvolvimento e se concentra no estímulo do desenvolvimento da comunicação, interação social, habilidades motoras e cognitivas por meio de brincadeiras estruturadas e atividades sensoriais. Nossos acompanhantes terapêuticos aplicam o plano de intervenção elaborado pela terapeuta DENVER, utilizando estratégias lúdicas.

 

No Grupo Atenção, também fornecemos serviços de Acompanhante Terapêutico (AT) no ambiente escolar. Compreendemos a importância de oferecer suporte durante as atividades educacionais, garantindo que cada aluno receba a assistência necessária para alcançar seu potencial máximo. Nossos acompanhantes terapêuticos atuam em estreita colaboração com os professores e a equipe escolar, implementando estratégias adaptadas para promover a inclusão, a participação e o sucesso acadêmico.

QUEM É A ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO?


A Acompanhante Terapêutica é responsável por aplicar o plano de intervenção elaborado pela supervisora clínica, que pode ser a analista do comportamento ou terapeuta Denver (dependendo da intervenção escolhida) e facilitar a inclusão da criança, auxiliando na socialização e aprendizagem. Com intervenções estratégicas e objetivos personalizados, a AT é uma ferramenta diária para o desenvolvimento do paciente.

MAIS ABORDAGENS

O Modelo Denver de Intervenção Precoce é um programa desenvolvido para crianças pequenas (12 a 48 meses) com diagnostico de TEA ou com risco para TEA, que visa promover habilidades sociais, emocionais, cognitivas e de comunicação. Essa abordagem terapêutica é baseada nos princípios do desenvolvimento infantil e busca intervir o mais cedo possível, aproveitando as janelas de oportunidades para o aprendizado.

Uma das características distintivas do Modelo Denver é o envolvimento dos pais e cuidadores no processo terapêutico. Os pais são considerados parceiros essenciais e são capacitados a se tornarem agentes de mudança na vida de seus filhos. Eles são orientados sobre como criar um ambiente estimulante, repleto de oportunidades de aprendizado e interação significativa.

O Modelo Denver utiliza uma abordagem lúdica e centrada na criança, incorporando atividades estruturadas e brincadeiras direcionadas. Os terapeutas observam e interagem com a criança, adaptando as atividades para promover o desenvolvimento global. Eles se concentram na construção de habilidades sociais, como compartilhar, turn-taking (alternância de turnos), imitação e jogo simbólico, além de trabalhar habilidades de comunicação, linguagem, cognição e emoção.

O Modelo Denver de Intervenção Precoce é um programa intensivo baseado em princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e da Resposta Pivotal (PRT).

Uma característica importante do Modelo Denver é a sua abordagem intensiva, com uma carga horária mínima de 15 horas semanais. O supervisor clínico é responsável por montar o plano terapêutico personalizado para a criança, levando em consideração suas necessidades individuais.

A intervenção é realizada no ambiente natural da criança, com a presença de uma acompanhante terapêutica (AT). Essa profissional aplica o plano terapêutico elaborado pelo supervisor clínico, trabalhando diretamente com a criança nas atividades diárias.

Além disso, a Acompanhante Terapêutica (AT) recebe supervisões semanais do supervisor clínico. Essas supervisões são essenciais para monitorar o progresso da criança, ajustar as estratégias terapêuticas e fornecer orientações à AT.

Em resumo, o Modelo Denver de Intervenção Precoce combina princípios da ABA e PRT em um programa intensivo, com um plano terapêutico elaborado pelo supervisor clínico e implementado pela Acompanhante Terapêutica no ambiente natural da criança. As supervisões semanais garantem uma abordagem personalizada e ajustes contínuos para promover o desenvolvimento da criança.

Ao adotar uma abordagem precoce e baseada no desenvolvimento infantil, o Modelo Denver busca maximizar o potencial de cada criança, auxiliando-as a adquirir habilidades essenciais para uma vida plena. É importante ressaltar que o programa pode ser adaptado de acordo com as necessidades individuais de cada criança, com base em uma avaliação cuidadosa de suas habilidades e áreas de dificuldade.

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem terapêutica amplamente utilizada no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). É baseada em princípios científicos da ciência da Análise do comportamento que buscam entender e modificar o comportamento humano.

 A ABA utiliza técnicas e estratégias baseadas em evidências científicas para ensinar novas habilidades e reduzir comportamentos problemáticos em indivíduos com TEA. Essas técnicas incluem o uso de reforço positivo, modelagem, análise funcional do comportamento e ensino sistemático.

O reforço positivo é utilizado para fortalecer comportamentos desejados, como habilidades de comunicação e interação social. A modelagem envolve a demonstração e encorajamento de comportamentos-alvo para que a pessoa com TEA os imite. A análise funcional do comportamento busca entender as causas e consequências dos comportamentos problemáticos para desenvolver estratégias de intervenção adequadas.

A ABA é altamente individualizada, adaptando-se às necessidades específicas de cada pessoa com TEA. Os acompanhantes terapêuticos ou aplicadores ABA trabalham diretamente com a pessoa, fornecendo intervenções intensivas e frequentes para promover o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e acadêmicas, bem como a redução de comportamentos
desafiadores.

A eficácia da ABA no tratamento do TEA é apoiada por um grande corpo de evidências científicas. Estudos mostraram melhorias significativas nas habilidades de comunicação, interação social, comportamentos adaptativos e qualidade de vida em indivíduos que receberam intervenção baseada na ABA.

Na terapia ABA, a Acompanhante Terapêutica (AT) desempenha um papel importante ao implementar o plano terapêutico elaborado pelo Analista do comportamento. A AT recebe supervisão regular para garantir a correta aplicação das técnicas e o progresso da intervenção.

Em resumo, a ABA é uma abordagem terapêutica baseada em evidências científicas para o tratamento do TEA. Ela utiliza técnicas comportamentais para ensinar habilidades e reduzir comportamentos problemáticos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento da pessoa com TEA.